Eu posso ter um enfarte?

Cardiologista em São Paulo / Sampa / SPAutor:

Prof. Dra. Marisa Amato
Cardiologista
Livre Docente em Cardiologia pela USP
CRM 30400 RTE 056950

(11) 5053-2222Tratamento de Infertilidade em Laboratório de Reprodução Humana Av Brasil, 2283, São Paulo, SPClínica de Reprodução Humana: Ajuda para engravidar FacebookTwitterYoutubeLinkedin

Sim, qualquer pessoa em qualquer idade pode ter um enfarte

Por isso a identificação dos indivíduos assintomáticos mais predispostos a ter infarte é crucial para a prevenção efetiva com as corretas metas terapêuticas.

O que é o enfarte do miocárdio?

• O infarte é a morte de uma área do coração.
  • Isso ocorre quando o fluxo das artérias que irrigam o músculo cardíaco é interrompido prejudicando assim uma determinada área do coração que sem a oxigenação adequada, sofre alterações irreversíveis e morre.

Gravidade do enfarte

• A gravidade do enfarte depende da extensão da área comprometida e também do local dessa lesão. Por exemplo se atingir a região responsável pelo ritmo cardíaco o paciente pode ter sérias complicações desse aspecto, se atingir uma válvula cardíaca o paciente pode ter uma falência grave com insuficiência cardíaca e assim por diante

Por que ocorre o infarte?

• A interrupção do fluxo adequado para o músculo cardíaco pode ocorrer em consequência de:
  • espessamento da parede arterial pelo depósito de gordura
  • trombo que se desprende de uma placa de ateroma
  • espasmo arterial
  • arritmia cardíaca

Qual o risco que eu tenho de ter um enfarte?

• O risco de se ter um enfarte está diretamente relacionado as seguintes fatores:
  • antecedentes pessoais e familiares que são imutáveis
  • idade que por si só vai aumentando o risco
  • controle inadequado das doenças cardiovasculares tais como diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, dislipidemia e tempo de sua evolução
  • hábitos de vida ruins tais como tabagismo, sedentarismo, estresse e tempo em que a pessoa ficou exposta a eles

Meu risco é sempre o mesmo?

• Não
  • Grande parte dos indivíduos que são considerados de baixo risco, ao longo da vida, tem seu risco aumentado portanto, esse cálculo precisa ser refeito periodicamente.

Como evitar o enfarte?

1º lugar

• Consultar seu cardiologista periodicamente para:
  •  atualizar seu grau de risco cardiovascular
  • tratar as doenças cardiovasculares, tomando a medicação prescrita e só parar por recomendação médica porque essas doenças são crônicas e não são curadas, mas sim controladas.
  • fazer exames conforme orientação de seu médico para detectar alterações antes da doença aparecer, numa fase em que as lesões ateroscleróticas ainda são assintomáticas
  • Como evitar o enfarte?

2º lugar

• Tratar e controlar adequadamente as doenças cardiovasculares. Não adianta apenas usar as medicações recomendadas, é preciso manter as doenças controladas.
  • Fazer dieta adequada e atividade física regularmente, porque o uso de medicamentos não dispensa os bons hábitos
  • Não fumar
  • Controlar o estresse

A  principal causa de morte no Brasil e no mundo ainda é o infarte do miocárdio

• Infarto agudo do miocárdio
  • Acidente vascular cerebral
  • Insuficiência cardíaca

Vale a pena investir em bons hábitos de vida, tratamento adequado das doenças cardiovasculares e visitas periódicas ao cardiologista.

Essa é uma doença que na maioria das vezes pode ser controlada ou prevenida.